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Horas Extraordinárias

As horas que passamos a ler.

21
Jul17

O segredo de Joe Gould

Maria do Rosário Pedreira

Ler um livro que não é ficção e, porém, ter a cada instante a impressão de que se está a ler um romance é magnífico. A personagem – Joe Gould – parece mesmo inventada: um velho escanzelado deambulando por Manhattan, com roupa que já foi decente mas agora muito suja, bebendo e comendo sempre à custa de alguém (um empregado de um bar ou um cliente, que até podia ser o poeta E. E. Cummings) ou passando uma fome de cão, o que também acontece frequentemente. Um homem que, mesmo assim, estudou em Harvard, era filho e neto de médicos, mediu crânios a centenas de índios e anda a escrever há que tempos uma obra aparentemente interminável chamada Uma História Oral da Humanidade em cadernos que espalha por todo o lado. Mas não, não se trata da imaginação de Joseph Mitchell, o autor, que publicou os dois textos sobre Joe Gould que constam deste O Segredo de Joe Gould na revista New Yorker, onde trabalhou durante anos. São também muitos anos os que separam estes dois «capítulos» do livro, mas Joe Gould é o mesmíssimo nos dois perfis que o escritor lhe traçou – e, apesar de ter existido, é o protagonista que todos os que escrevem ficção gostariam de ter numa obra sua. Lobo Antunes, que assina um pequeno prefácio, diz que há muito tempo que não encontrava nada assim. Nem eu. Este livro não se pode perder.

3 comentários

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    Beatriz Santos 21.07.2017

    Não sei se é assim que se começa a escrever sobre. Pode ser. Mas não consigo imaginar um escritor a pensar, deixa cá ver um assunto sobre o qual ainda ninguém - ou pouca gente - escreveu (em Portugal, na Europa, na Ásia...), olha, os sem abrigo dão bom material. É isso, vou escrever um romance e fazer deles personagem principal.
    Parece-me mais viável que alguém que se sinta incomodado pela situação possa abordá-la em letra de forma. O que quero dizer é que não sei se a procura é a da originalidade do tema.
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    António Luiz Pacheco 23.07.2017

    Pois eu também não sei se é assim que se começa um romance... pela procura de um tema original, e, também me parece que não seja. Também me parece que não seja porque uma situação incomode o autor, mas sim porque o inspire - negativa ou positivamente.

    O cerne da minha pergunta é mesmo se na Europa alguém escreveu algum romance baseado ou sobre os homeless? Que não conheço.
    Nas Américas, o vagabundo, o homeless, o vadio, é quase mítico, talvez vindo do tempo do cow-boy errante (nos EUA), depois fruto das depressões, das guerras e revoluções, dos inadaptados que retornaram dessas guerras, tornando-se objecto de tantos romances conhecidos, até mesmo porque há uma imensa franja marginal nos os seus bairros-de-lata e habitantes que são material inesgotável.
    Passadas em África conheço algumas obras deste género, assim como na Índia. Mas na Europa não... e em Portugal, alguém alguma vez escreveu sobre os emigrantes a salto e os seus bidonvilles por exemplo? Rentes de Carvalho andou lá perto... estarei enganado? Talvez porque os escritores e intelectuais portugueses não possuam essa sensibilidade ou não se misturem com o povo, o povo real, e apenas ficcionem inspirados em coisas que leiam, que imaginem, mas nem por isso no que se passa à sua volta. Inclusive preferem ir a outros países em busca de inspiração e dos temas.
    A minha dúvida e a minha pergunta, estou a questionar e não a afirmar!
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